Coronavírus: Informações Importantes e Estratégias

Se você trabalhar com aluguéis de temporada, provavelmente já deve ter percebido que o impacto do surto de coronavírus, o COVID-19, chegou forte ao Brasil nessa última semana.
Mas saiba que desde o dia 11 de março a Organização Mundial de Saúde (OMS) já considera esse surto uma pandemia global.
Nesse artigo vamos falar sobre os impactos que essa pandemia está trazendo no Turismo Brasileiro e algumas outras informações para que os anfitriões não sejam tão prejudicados por essa situação.
Mesmo sendo recente chegada do coronavírus ao Brasil, já podemos dizer que os setores do turismo e por consequência, da hotelaria e hospedagens estão quebrados.
O número de cancelamentos de viagens canceladas chegou a passar dos 80% aqui no Brasil.
Ou seja, à cada a cada 10 reservas, 8 estão sendo canceladas!
Complicado, não é mesmo?!
Segundo a ABAV (Associação Brasileira de Viagens), está esta sendo a pior crise do setor da era atual.
85% das viagens no mês de março foram canceladas e por conta disso, há a previsão de alto índice de falência de empresas relacionadas ao turismo.
“Os impactos imediatos já preocupam a sustentabilidade dos negócios, uma vez que não há previsões de novos faturamentos” escreveu a Abav em nota.
O Impacto o seu Airbnb
Assim como está ocorrendo uma onda de cancelamentos de viagens, também está ocorrendo cancelamentos de reservas em massa.
Então não se assuste caso isso aconteça!
Os cancelamentos não estão ocorrendo apenas no Airbnb, mas em todas as plataformas de aluguéis de temporada. A grande diferença é que o Airbnb está garantindo suporte aos seus anfitriões.
Mas para para conseguir esse suporte, há algumas condições:
Os cancelamentos que estão ocorrendo por conta do surto de corona vírus estão sendo cobertos pelo Airbnb por conta de motivo de Força Maior, ou seja, por conta de uma emergência, de uma situação inevitável.
Nesses casos, a plataforma se dispõe a reembolsar e/ou não aplicar penalidades por conta dos cancelamentos.
Você pode ler mais sobre os Motivos de Força maior clicando aqui.
Serão cobertas pelo seguro do Airbnb apenas reservas de acomodações ou experiências feitas até o dia 14 de março de 2020.
Com a data específica de check-in entre o dia 14 de março à 14 de abril.
Dentre dessas condições, os hóspedes que cancelarem suas reservas receberão reembolso integral.
Da mesma forma, os anfitriões que cancelarem as reservas realizadas na suas acomodações não sofreram penalidades e a plataforma se compromete em cobrir as taxas de serviço cobradas.
As reservas de acomodações ou experiências que foram feitas até dia 14 de março de 2020, porém, o check-in ocorrerá após o dia 14 de abril, não serão cobertos pela seguro, portanto, tome muito cuidado!
Será dada exceção apenas para hóspedes e anfitriões que comprovarem ter contraído a virose.
O seguro também não cobre reservas que já tenham começado.
Então preste atenção nas datas de check-in das suas próximas reservas dentre os dias 14 de março e 14 de abril para não ser prejudicado.
Se uma reserva sua for cancelada por um hóspede por conta de Força Maior, ela receberá uma marcação informando o ocorrido.
Você será reembolsado e não sofrerá qualquer dano por conta do cancelamento. Além disso, não há necessidade de entrar em contato com o Airbnb. Tudo será feito pelo sistema.

Outras Informações Importantes
Como anfitriões, temos o dever de garantir a segurança e o bem estar dos nossos hóspedes.
Portanto, é interessante que você tenhas alguns cuidados:
- Assim como está sendo recomendado o uso de álcool gel nas residências e comércios, também disponibilize aos seus hóspedes.
É interessante que o produto seja de 70% álcool, porcentagens abaixo ou muito acima dessa não são eficientes; - É preferível que você ofereça álcool gel ao invés de líquido, pois ele permanecerá por mais tempo nas mãos e será mais eficiente;
- Se na sua acomodação os hóspedes podem ter contato direto com você ou seus familiares, é recomendado que você cancele suas reservas para evitar o contágio;
- Se você oferece uma acomodação com quartos compartilhados, evite colocar um número elevado de hóspedes no mesmo quarto.
O ideal seria disponibilizar um quarto para cada hóspede. Não se esqueça de dobrar a limpeza dos banheiros; - Evite reuniões ou festas na sua acomodação para evitar que a doença se espalhe;
- Dê preferência ao self check-in e self check-out – quando o hóspede entra e sai da acomodação por conta própria – durante o período.
Assim, você estará reduzindo o contato com seus hóspedes, tornando ambos os lados mais seguros; - Disponibilize produtos de limpeza nos quartos aos seus hóspedes, para que se sintam mais seguros e possam fazer pequenas limpezas caso considerem necessário;
- Não deixe de conversar com seus hóspedes. Veja se há interesse dos mesmos em remarcar suas reservas para outro período;
- Caso você tenha dinheiro guardado, aproveita a época para fazer suas reformas.
Dexei qualquer dúvidas nos comentários abaixo!
Um abraço!
0 Comentários