Seja Um Bom Anfitrião. Mas Nunca Bonzinho Demais

Nesse último mês, um anfitrião me chamou para conversar e pediu apoio, pois ele estava se sentindo muito frustrado.
Não sabia mais, se estava valendo a pena trabalhar com aluguéis de temporada.
Sobre Ser Bonzinho Demais
Durante a conversa, ele afirmou que as taxas de cancelamento e não comparecimento de hóspedes estavam muito altas. Além disso, o tempo todo estava tendo que gastar dinheiro para repor toalhas e roupas de cama estragadas pelos hóspedes.
Ao fim da conversa, eu já sabia muito bem o que estava acontecendo, pois eu também já havia passado por este problema…
Essa situação é muito comum de acontecer com bons anfitriões e o grande problema estava na questão de o quão bom ele estava sendo.
Contudo, o ideal é sejamos bons anfitriões, justos, mas nunca bonzinhos demais.
Assim, não podemos chegar ao ponto de deixar passar em vão os erros e problemas cometidos pelos hóspedes durante suas estadias.
Os Danos Materiais
Estamos sempre ligados à ideia de oferecer aos hóspedes a melhor estadia possível, para que no final das contas, tenhamos o dinheiro merecido pelo serviço e uma boa avaliação.
Todavia, não podemos passar a mão na cabeça dos hóspedes quando danificam nossa propriedade. Mesmo que seja apenas um prato quebrado, devemos pedir o reembolso.
Se você somar todos os gastos com objetos que foram danificados e que foram comprados de novo ao longo de um ano, você irá se assustar!
No caso do anfitrião que estava pedindo minha ajuda, ao calcular todas as despesas, descobrimos que ele estava gastando em média R$ 45,00 por estadia apenas para repor os danos causados por hóspedes ao longo de um ano.
Ué?! Mas por que ele não cobrava os seus hóspedes?

Lidando com os Danos
O que estava acontecia era o seguinte.
Mesmo quando os hóspedes informavam que haviam quebrado ou danificado algum objeto, ele dizia que não tinha problema, que iria repor e que os hóspedes não precisavam se preocupar.
Tudo para evitar que houvesse uma avaliação ruim ao final de cada hospedagem e por ter medo de que o seu número de reservas fosse diminuir caso isso ocorresse.
Entretanto, o correto a se fazer é informar ao seu hóspede que não se preocupe, mas que será cobrado pela quebra do item, pois ao final do mês, esses pequenos danos fazem diferença.
Não tenha medo de receber uma avaliação ruim. Caso ela aconteça, simplesmente responda-a de maneira gentil e explicando os motivos, sem ofensas ou palavras baixas.
Visto que, caso algum possível hóspede venha a ler a avaliação ruim, irá ver que você respondeu de forma adequada e se sentirá mais confiante em reservar.
Você tem dúvidas sobre como pedir reembolso de forma correta?
Nesse outro artigo eu explico como você deve se portar e proceder para não ser prejudicado nesses casos.
Taxas de Cancelamento e Não Comparecimento Altas
Esse é um problema que atinge não só os anfitriões de Airbnb, mas também donos de meios de hospedagem como hotéis, pousadas, hostels etc.
Arrisco dizer que é bem comum sofrer com altas taxas de cancelamento e não comparecimentos de hóspedes.
Contudo, o grande problema é não saber lidar de forma correta com essas situações e tentar diminuir sua frequência.

Sabemos que o Airbnb irá te dar suporte e cobrará do hóspede caso ele cancele de última hora ou não compareça.
Mas se a sua taxa de cancelamento estiver muito alta, o ideal é que você altere a sua política de cancelamento para uma não tão flexível ou crie uma estratégia de venda com desconto para reservas não reembolsáveis.
Por conta do desconto, elas são bem vistas pelos hóspedes.
Outra opção para diminuir os cancelamentos de última hora e o não comparecimento de hóspedes é adicionar o pagamento de uma taxa de confirmação para a reserva.
Essa prática funciona tanto para o Airbnb quanto para as outras plataformas de aluguéis de temporada.
Assim, estipule uma porcentagem a ser paga pelo hóspede e um prazo de 48 horas para que seja feito o pagamento da taxa. Caso não seja realizado, cancele a reserva.
O objetivo é que, mesmo que você tenha um cancelamento ou não comparecimento, você não ficará de mãos vazias.
Para reservas de última hora fora do Airbnb, você pode estipular que sejam feitas apenas por meio de cartão de crédito.
Assim, você poderá cobrar o hóspede caso não compareça.
Dexei qualquer dúvidas nos comentários abaixo!
Um abraço!
0 Comentários